terça-feira, 19 de julho de 2011

o Evangelho de Jesus e o evangelho da Igreja ( por Julio Cesar)Continuação2...

João 5:39
Examinai as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim.

Mateus 22:29
Jesus,porém, respondendo,disse-lhes: Errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus.

O maior problema dos Cristãos atuais, principalmente em nosso país é o analfabetismo biblíco,e isso é gerado por vários fatores,sendo eles culturais, pela falta de educação de qualidade, disposição de gastar tempo lendo e estudando a biblía, pela judaização de algumas igrejas cristãs como forma de controlar os crentes " Ovelhas", dando a alguns líderes, sejam eles pastores,padres,apóstolos, pessoas que tenham algum "título" comumente chamados de "ungidos de Deus", dando a estes imunidade e por isso não podem ser tocados,nem contestados à luz da Biblía,por isso, muitas pessoas acreditam piamente nas palavras e invenções das mais variadas criadas por vários desses líderes, sem ao menos fazer o mais simples, o que Jesus disse que era para "examinar as escrituras para não errar".
Fazendo uma ligação entre joão 5;39 e Mateus 22;29.

Hoje a teologia da prosperidade influencia grandemente muitos Cristãos e igrejas, porém ela se opõe diretamente ao evangelho de Jesus, apesar desta teologia se basear em textos do antigo testamento para justificar sua ideologia, os próprios textos não apoiam essas práticas, pois tentam colocar Deus como um Serviçal,mordono,empregado, se fazendo senhores, que ordenam,colocam Deus na parede e o obrigam a atenderem seus desejos no estilo " Aladim e o Gênio da Lâmpada".
Mas vamos observar como jesus tratou com alguém, que propós a ele que agisse assim para com Deus.

Mateus Cp.4.3e4

Satanás; E chegando se a ele o tentador, disse: se tú és o filho de Deus, "MANDA",que estas pedras se tornem em pães.

Teologia da prosperidade; Eu decreto, eu determino,"Quando pagamos o dízimo a Deus, ele fica na obrigação de nos atender."  Nós ensinamos as pessoas a cobrar de Deus aquilo que está escrito." Se ele não responder, a pessoa tem de exigir,bater o pé, dizer eu tô aqui, tô precisando"              


Jesus Cristo; Está escrito: nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Humildade e respeito ao pai, ser grato por aquilo que ele dá.

Mateus Cp.4. 6 e7


Satanás ; Se tú és o filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: aos teus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.


Teologia da prosperidade:" Por Deus a prova, encostar Deus na parede, ou Deus é ou não é."
No texto de Juizes 6, que é muito utilizado para justificar o por Deus a prova, mostrando que estamos certos e que Deus tem que obedecer sob pretexto de cumprir a sua palavra como se Deus fosse como os homens que mentem e mudam a sua palavra a cada vento que sopra, podemos observar alguns pontos interessantes, que na maioria das vezes que este texto é usado ninguém os cita ou comenta. vejamos alguns:

1º - O povo se desviou e se afastou de Deus, e estava vivendo em pecado e idolátria, até a própria família de Gideão liderada por seu pai, Juizes 6;25.

2º- De início Gideão pós o anjo, ou mensageiro a prova e não a Deus, bem como a sua mensagem, assim como os Bereanos, que puseram as palavras de Paulo à Prova conferindo se elas eram verdadeiras e condiziam com os escritos já entregues pelo apóstolo anteriormente.

3º- Gideão sabia que era homem, fraco,pobre,pequeno em poder e influência, juizes 6: 15. A "Prova" não era para colocar Deus em Cheque ou duvidando de Deus, mas sim de sua capacidade como líder, bem como o medo da morte. Gideão pós a prova ele mesmo, seus atos,seu potencial,seus pecados, sua vida, e não  Deus.
A prova não era para saber se Deus é Deus, a prova era para que Gideão pudesse crer que um Deus Santo,puro,perfeito aceitaria um pecador arrependido como ele. E a resposta de Deus é Graça, favor imerecido, o Deus perfeito andando e cuidando de gideão o pecador arrependido. 

4º- Outro texto muito usado para justificar a teologia da prosperidade é Malaquias 3;10, novamente o contexto é de distanciamento, pecado, hipocrisia do povo de Deus, contudo Deus chama novamente o povo ao arrependimento.Trazer os dízimos à casa do tesouro, era para provisão de alimentos para os levitas e sacerdotes, bem como para atender aos pobres,orfãos e viúvas sendo também que as ofertas em dinheiro eram para atender estas necessidades e deveriam ser não so como mandamento obrigatório por imposição, mais como gratidão pelo que Deus já anteriormente havia abençoado o povo, e não como barganha como alguns hoje pensam. O fazer prova era um pedido de Deus para que o povo confiasse que ele, Deus era suficiente,Capaz,bondoso,misericordioso, o pai amoroso, para suprir todas as suas necessidades.

Mateus Cp.4.8.9.10.   


Satanás: Novamente transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe:tudo isto te darei se prostrado,me adorares.



Teologia da prospridade: As riquezas,sucesso,saúde,fama e glórias humanas são provas cabais de que Deus está com você, quem não tem essas bençãos estão sob o domínio de satanás, o foco desta teologia é aqui. Reinar e dominar estar no "palco", por cima, as mesmas glórias oferecidas a jesus por satanás. Por conseguinte o objetivo é serem servidos,pelos homens e principalmente por Deus.

Jesus: Então, disse-lhe jesus Vai-te satanás,porque está escrito:Ao senhor,teu Deus,adorarás e só a ele servirás. 

Devemos ser diligentes, atentos ,sábios, humildes e principalmente ter a aparência de jesus cristo,
a aparência de um SERVO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário